• MM Assessoria Jurídica

Lançamento da ISO 37301: oportunidade para as empresas no campo do compliance


Em termos de normalização relativa ao compliance, hoje, temos a ISO 19600 (Sistema de Gestão de Compliance - Diretrizes) e a ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno - Requisitos com orientações para uso).


No entanto, apenas a ISO 37001 é certificável, ou seja, ela serve como norma técnica de referência para a concessão da certificação e direito ao uso da Marca de Conformidade ABNT.


Ocorre que, há algum tempo, uma nova norma vem sendo desenvolvida pelo Comitê Técnico 309 da ISO (Governança das Organizações) para suprir essa lacuna: trata-se da ISO 37301 - Sistema de Gestão de Compliance - Requisitos com orientações para uso.


A norma tem como base principal a ISO 19600, que, ao que tudo indica, será substituída posteriormente, e como base secundária a ISO 37001.


A novidade é que recentemente foi noticiado que a ISO 37301 está sendo traduzida pelo Comitê ABNT/CEE-309 e será lançada no dia 07 de junho.


Com a sua publicação, as organizações poderão, além de implementar seus programas com base nas diretrizes ISO, como já ocorre, obter uma certificação, o que representa uma excelente oportunidade de desenvolver uma cultura de integridade e compliance e, consequentemente, obter um diferencial competitivo no mercado.


Isso porque, acima de tudo, a futura norma irá trabalhar com a cultura de compliance aliada ao sistema de gestão ISO.


Para ler mais sobre a ISO 37301, clique aqui: https://antissuborno.com.br/iso-37301-sistemas-de-gestao-de-compliance/



Créditos: Pixabay.


38 visualizações