Mais de 47 mil e-mails e senhas relativos à Administração Pública são expostos

Publicado por: MM Sociedade de Advogados Categoria: Notícias Comentários: 0

Ontem (20.05), foi noticiado mais um incidente de segurança, desta vez, mais de 47 mil e-mails e senhas relacionados à Administração Pública, sobretudo do âmbito Federal, foram expostos na internet no primeiro trimestre de 2021, segundo Relatório produzido pela Axur, empresa que atua no ramo de Segurança Cibernética.

Embora o número assuste, as credenciais não estão relacionadas ao acesso dos sistemas internos e algumas são bastante antigas. Em razão disso, conforme a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, não se verificou qualquer ataque aos sistemas ou o comprometimento de qualquer informação de Estado.

Apesar da suposta inexistência de danos concretos, o que realmente chama atenção são as senhas utilizadas pelos servidores, pois, de acordo com o Relatório, a sequência “123456” representa 43% das dez senhas mais vazadas. Além disso, 80% possui apenas números ou letras maiúsculas.

No âmbito da segurança da informação, o gerenciamento de senhas constitui um fator importantíssimo, o ideal é que as senhas sejam pessoais, intransferíveis, com números, letras (maiúsculas e minúsculas) e símbolos, além de serem alteradas periodicamente. Outra orientação é não reutilizar uma mesma senha em vários lugares.

Vale lembrar que o cuidado com as senhas mostra-se uma medida indispensável não somente no contexto da Administração Pública ou do campo privado, mas também na esfera doméstica, pois, muitas vezes, a exposição de senha das pessoas físicas pode causar grande dor de cabeça.

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2021/05/quase-50-mil-emails-e-senhas-do-governo-ficam-expostos-em-2021-diz-relatorio.shtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *